Agromais instala sistemas fotovoltaicos Ikaros-Hemera e produz 570,57 Mwh

Agromais instala sistemas fotovoltaicos Ikaros-Hemera e produz 570,57 Mwh

Ver artigo original- Agroportal

A Agromais – Entreposto Comercial Agrícola, a maior organização portuguesa para comercialização de cereais e hortícolas, inaugurou recentemente dois sistemas fotovoltaicos, ocupando uma área total de 7.200 m2. Os equipamentos têm uma capacidade para produção anual de energia superior a 570,57 Mwh e uma poupança de emissões anuais de 176,4 toneladas de CO2.

O projecto, fornecimento e instalação destes sistemas, na Hortejo em Pinheiro Grande e na Agromais em Riachos (ambos com vida útil estimada de 25 anos), foi da responsabilidade da Ikaros-Hemera, empresa especialista no sector dos painéis solares fotovoltaicos, e representou um investimento da Agromais superior a 400.000 euros.

O sistema da Hortejo, em Pinheiro Grande, é uma IPAC – Unidade de Produção para Auto-Consumo – que utiliza sistemas fotovoltaicos com o objectivo de produzir electricidade destinada a consumo próprio e um período de retorno de investimento estimado em seis anos.

Já o sistema de Riachos é uma UPP – Unidade de Pequena Produção – e tem uma autonomia prevista de 86%, com um período de retorno de investimento estimado de sete anos.

Aposta nas renováveis

Para o director-geral da Agromais, Jorge Neves, “estes são alguns dos aspectos relevantes da aposta inovadora da Agromais nas energias renováveis, de que estas duas unidades de produção de energia solar são um primeiro passo. Consideramos a aposta em energias renováveis fundamental para podermos tornar as nossas explorações agrícolas autónomas em termos energéticos”.

Por sua vez, o director-geral da Ikaros-Hemera, Duarte Caro de Sousa, destaca algumas das principais aplicações previstas para as soluções instaladas: “fornecer energia eléctrica a lugares remotos, onde os custos de montagem de linhas eléctricas são superiores aos custos do fotovoltaico; abastecer locais onde não é possível instalar linhas eléctricas, alimentar sistemas autónomos, bombas de água para irrigação, sinalização, telecomunicações e muitos outros”.

Ikaros-Hemera, vocacionada para mercado empresarial

A Ikaros-Hemera é uma empresa especialista na implementação e monitorização de sistemas solares fotovoltaicos de média e grande dimensão. A Ikaros-Hemera surge vocacionada para o fornecimento e instalação de sistemas fotovoltaicos no mercado empresarial e para a concepção de modelos de negócio adequados a cada cliente, numa óptica de investimento financeiro.

Fundada em 2011, é fruto da joint-venture entre a Ikaros Solar, referência europeia no sector empresarial, e a Hemera Energy, especialista na apresentação de soluções chave-na-mão de produção descentralizada de energia e eficiência energética, que integra o Grupo Quifel, de Miguel Pais do Amaral.

A Agromais – Entreposto Comercial Agrícola, nasceu em 1987, na região agrícola do Norte do Vale do Tejo. Hoje é a maior organização portuguesa de agricultores no sector da comercialização de cereais e hortícolas, com um volume de negócios anual consolidado na ordem dos 41 milhões de euros, e com uma área de produção de cerca de 10.000 hectares.

Ver artigo original- Agroportal

?
CONTACTE-NOS!
800 208 209