PERGUNTAS FREQUENTES

ikaros-hemera-solucoes-de-autoconsumo

 

1. O que é o autoconsumo?

O autoconsumo de eletricidade é o processo através do qual se utilizam sistemas solares fotovoltaicos com o objetivo de produzir eletricidade destinada a consumo próprio. A legislação atualmente em vigor permite às empresas portuguesas instalar estes sistemas para fazer face às suas necessidades específicas de energia. Isto permite às empresas reduzirem os custos energéticos e deixar de dependerem da variação dos preços de eletricidade.

2. Qual é a grande vantagem da nova legislação do autoconsumo?

As empresas deixam de depender da variação dos preços da eletricidade ao deixarem de estar dependentes das subidas de preço da energia, as empresas passam a controlar a sua própria produção.

3. Quanto posso poupar se instalar um sistema fotovoltaico ao abrigo da nova legislação de autoconsumo?

O investimento em sistemas solares fotovoltaicos, no enquadramento do autoconsumo, permite retornos entre os 5 e os 8 anos.

4. Por que é que os sistemas de autoconsumo exigem menos burocracia para as empresas?

Os procedimentos associados à instalação de unidades de produção foram simplificados com a nova legislação. O controlo prévio já não é necessário para instalações pequenas (com potência inferior a 200 watts) e basta uma comunicação à Direção Geral de Energia e Geologia no caso de sistemas com potência de ligação entre 200 watts e 1,5 quilowatts. Só em sistemas com uma potência superior a 1 megawatt se exige licença de produção.

5. O que devo ter em conta ao instalar uma sistema de autoconsumo de eletricidade na minha empresa?

Quando decidir investir neste sistema, é importante que a empresa instaladora tenha técnicos formados e com experiência internacional na área do autoconsumo. É vital que que haja um correcto dimensionamento dos sistemas para evitar investimentos que corram mal – a empresa instaladora deverá fazer um estudo prévio para definir a potência adequada a cada local, de forma a evitar desperdícios de energia que não são rentáveis.

6. De que forma a instalação deste sistema pode ajudar a fortalecer a imagem da minha empresa?

As empresas que apostem no modelo de autoconsumo passam a integrar um lote de organizações cada vez mais reconhecido pela sua estratégia de sustentabilidade. A energia produzida através do solar fotovoltaico contribui para a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa. As empresas que apresentam este tipo de estratégia são altamente reconhecidas pela sua preocupação ambiental e podem ainda usufruir dos benefícios da fiscalidade verde.

7. Porquê escolher a Ikaros-Hemera?

a) Pela experiência internacional: A Ikaros-Hemera integra o gigante belga do fotovoltaico Ikaros Solar. Criada em 2006, por Yves Devis e Marc Devis, a Ikaros Solar é uma empresa de referência no sector fotovoltaico, que no seu portefólio tem clientes como o IKEA, o Carrefour, a Philips, o aeroporto de Bruxelas e a Johnson & Johnson. A Ikaros Solar está presente na Bélgica, Reino Unido, Portugal, Turquia, Índia e México.

b) Pelo nosso centro de competências: A Ikaros Solar escolheu Portugal para acolher a sede do centro de competências do grupo em Janeiro de 2013. A funcionar desde então, este centro tem vindo a crescer em número de profissionais e continua a recrutar engenheiros para diversas posições em Lisboa. Os engenheiros portugueses estão exclusivamente dedicados aos projetos internacionais do grupo e a sua experiência na área do solar fotovoltaico tem sido reconhecida pelo grupo, assim como o know-how da Ikaros-Hemera.

?
CONTACTE-NOS!
800 208 209